Profissão Perpétua: quatro religiosos perpetuados para a Missão Redentorista
- Fr. José Paulo, CSsR
- 27 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Celebrações foram realizadas na liturgia da solenidade do Santíssimo Redentor, em Londrina e Manaus
Na vida religiosa, cada passo dado é importante para a formação do missionário. Na doação de sua vida, chega o momento da confirmação de seus votos, uma resposta definitiva a Deus. Nos dias 20 e 21 de julho, a Província de Curitiba teve a alegria de testemunhar a Profissão Perpétua dos votos religiosos de quatro redentoristas, Frater Cleiton Silveira CSsR, Frater Gilson Maciel CSsR, Frater José Paulo CSsR e Frater Lyle Diaz CSsR. Além dos conselhos evangélicos, de Pobreza, Obediência e Castidade, todos também emitiram o juramento de Perseverança na Congregação do Santíssimo Redentor. A celebração dos votos perpétuos foi realizada em duas cidades, Londrina/PR e Manaus/AM, na Solenidade do Santíssimo Redentor.

Frater Gilson, o qual trabalha na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Londrina), realizou sua profissão no dia 20 de julho. Seus votos perpétuos foram recebidos pelo Superior Provincial, Padre Edilei Silva CSsR. Estiveram presentes confrades e fiéis da paróquia e outras comunidades. O ecônomo da Província de Curitiba, Padre Agildo Alves CSsR, fez a homilia e recordou a disposição de uma caminhada exigente, mas motivada por um ideal, a doação para o serviço. "Vale a pena servir, se entregar. Não deve pesar nem para ele (Frater Gilson), nem para nós (CSsR), mas sim uma entrega de felicidade. Que proporcione a alegria de servir, alicerçada na pessoa de Cristo. Quando alicerçamos a nossa vida em Jesus, não há limites para sermos felizes", disse o missionário redentorista.
"O sentimento é de gratidão a Deus, a Congregação e as pessoas que me ajudam a crescer como cristão e humanamente. Visto que a profissão Perpétua é o sinal visível da minha resposta definitiva ao chamado de Deus, bem como é a manifestação pública do meu desejo de fazer a vontade de Deus, a partir da minha consagração religiosa", afirma Frater Gilson Maciel, CSsR.

Frater Gilson Maciel CSsR
No dia seguinte (21/08), mais três religiosos também responderam de forma definitiva. Frater Cleiton, Frater José Paulo e Frater Lyle realizaram a sua profissão na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Manaus/AM. Seus votos foram recebidos pelo Vigário Provincial, Padre Amarildo Luciano CSsR. Estiveram presentes confrades e fiéis do santuário e outras paróquias. A homilia foi proferida pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Feijó/AC, Padre Leonilson Brandão CSsR. O missionário redentorista enfatizou o compromisso batismal, vida a qual somos convidados a plena imitação de Cristo. "A grande fortaleza do cristão é a plena vivência do batismo. O mundo requer que testemunhemos essa Palavra à luz batismal. Ser forte como Cristão, como batizado. Por isso dizer 'Sim' é ser forte. Devemos ser fortes na Fé e uma vida sem Fé é uma vida vazia. Que o 'para sempre' seja de fato para sempre", disse.
"Um sentimento de alegria, em viver estes momentos na congregação. O mais bonito é saber que amigos, familiares e comunidades por onde passamos, vivem conosco, em sintonia, essa alegria de pertencer à família redentorista. Resta-nos seguir caminhando, celebrações assim são sempre ponto de partida, não de chegada! Contar com graça divina e apoio dos confrades para continuar os nossos do Redentor, onde estivermos", afirma Frater Cleiton Silveira, CSsR
"Sentimento de gratidão a Deus, primeiramente pelo dom da vida e vocação, e a congregação, por abrir as portas. Com isso, continuar trilhando os caminhos do Redentor sem desanimar, pois a Profissão aumentou o ânimo para continuar a missão", comenta Frater Lyle Diaz, CSsR.

Frater Cleiton Silveira CSsR, Frater José Paulo CSsR e Frater Lyle Diaz CSsR
Gratidão e fortalecimento da fé e vocação devem ser a maior expressão de toda a celebração. Agora os missionários redentoristas se preparam para a ordenação diaconal:
Frater Cleiton Silveira, CSsR: 1 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Feijó/AC
Frater José Paulo, CSsR e Frater Lyle Diaz, CSsR: 8 de setembro, na Paróquia Coração Imaculado de Maria, em Manaus/AM
Frater Gilson Maciel, CSsR e Irmão Braitner Azevedo, CSsR: 15 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Aos fiéis, o pedido de oração por estes missionários redentoristas, os quais gastam sua vida pelo anúncio da Copiosa Redenção.
Com alegria, perseverança e muita gratidão,
Frater José Paulo, CSsR
Confira os registros das duas celebrações, clicando no link:
Comments