Viver em Cristo: um chamado a transformação a partir de Colossenses 3,1-15
- Fr. José Paulo, CSsR
- 11 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
UMA TRANSFORMAÇÃO EM CRISTO?
Na Carta de São Paulo aos Colossenses, Paulo convida a comunidade a uma profunda transformação pessoal e espiritual, convidando-os a buscar as “coisas do alto”. Esse convite, presente em Col 3,1, representa uma nova busca de uma nova vida em Cristo, onde as coisas terrenas são suprimidas pelas coisas do céu. Paulo escreve à comunidade de Colossenses que, a partir da união com Cristo, todos são chamados a viver uma vida marcada pela fé, esperança e amor. O conteúdo aprofunda o significado de buscar as coisas celestiais, mudando o homem velho para o novo, a vida nova em Cristo e o papel da comunidade na grande jornada de fé.

BUSCAR AS COISAS DO ALTO
O capítulo 3 da carta de Colossenses é um dos pontos centrais em que Paulo fala aos membros da comunidade de que maneira devem viver a vida cristã, argumentando que o caminho mais eficaz que modifica a natureza do homem é o da união com Cristo. Ele inicia falando dessa união e, em seguida, trata dos efeitos em nossa vida cotidiana. Sua intenção é orientar os membros da comunidade a buscarem as “coisas do alto”.
Mas o que significa buscar as coisas do alto? Em Col 3,2 Paulo contrasta as “coisas do alto” e as “coisas da terra”, dando ênfase às regras, pecados e interesses terrenos da pessoa. Enfatiza que os interesses do cristão devem estar nas coisas do alto, pois é onde está Cristo e, portanto, é onde estamos unidos a Ele. Paulo está reforçando os ensinamentos de Jesus, para quem Cristo deve ser o centro e o ponto referencial. Ter essa consciência é, na prática, um exercício constante. É uma maneira de olhar nossa vida, nossas decisões e escolhas a partir de uma perspectiva da eternidade.
O próprio Paulo precisou buscar as coisas do alto para viver um ideal de vida até então desconhecido para ele. Precisou passar por um processo de conversão para poder unir-se a Cristo e anunciar aos pagãos e judeus suas maravilhas (At 9). Essa união pode até ter levado tempo, mas sua conversão foi permanente e fiel, fazendo dele um verdadeiro cristão de fé, atento à comunidade, caridoso e comprometido com a divulgação das obras de Cristo.
A TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM VELHO PARA O NOVO
A transformação do homem velho para o novo, como demonstra Paulo, é um processo de contínua caminhada pessoal, marcada pela regeneração espiritual. Em Efésios 4,22-24, Paulo exorta a comunidade a deixar a velha natureza, onde foi caracterizada pelos pecados, corrupção e desejos, e se revestir da nova natureza. Efésios é muito próxima de Colossenses pelo estilo, linguagem e teologia, por isso, tudo indica que ambas devem ter sido escritas no mesmo lugar.
O batismo regenera a pessoa para uma nova vida. “Fomos batizados em sua morte, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova” (Rm 6,4). Ademais, o homem novo não pode eliminar o homem velho, mas o enfraquece; o homem novo torna-se mais forte, por isso, quanto mais este homem é usado, o velho se enfraquece.
A transformação do homem velho para o novo homem é como uma restauração de um antigo edifício, do ruído e das rachaduras para um edifício reluzente, tornando-se um símbolo de renovação e beleza. Em Jesus Cristo, o novo homem precisa ser fortalecido com os encontros pessoais com Ele, na oração pessoal, no diálogo com Jesus, na confissão e na Eucaristia. Paulo escreve a carta com o objetivo de combater o erro que havia na comunidade de uma excessiva importância que era dada ao culto das potências angélicas.
A VIDA NOVA EM CRISTO
Todos os dias nos perguntamos sobre qual roupa iremos vestir. Muitas vezes, o modo como nos vestimos diz muito sobre quem somos. Esse é o convite que Paulo faz à comunidade de Colossenses: “verti-vos com sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência” (Cl 3,12). Embora a comunidade não tenha sido diretamente fundada por Paulo, mas sim por um de seus colaboradores, Épafras, “discípulo e companheiro de Paulo”, chamado de “meu companheiro de prisão em Cristo” (Fm 23), Paulo demonstra grande interesse pela comunidade cristã, que é chamada a dar um testemunho de unidade e comunhão.
Uma carta possivelmente “deuteropaulina”, que é atribuída a Paulo, “mas provavelmente não escrita por ele”, encontra uma comunidade formada na maioria por cristãos vindos do paganismo, mas também por judeus-cristãos. Busca, dessa forma, chamar os membros da comunidade para revesti-vos, sobretudo, “do amor, que une a todos na perfeição” (Cl 3,14).
Paulo quer expressar, por meio desse chamado, o verdadeiro sentido de viver em e com Cristo. Por isso, somos chamados a buscar as coisas do alto, revendo assim nossos interesses, e a “despojar-nos do homem velho e da sua maneira de agir” (Cl 3, 9), pois o que conta é Cristo, “que é tudo e está em todos.” (Cl 3, 11). E por fim, resta nos perguntarmos: quais são nossos interesses? E de que maneira estamos agindo?
COMO APROFUNDAR?
A CNBB lançou um subsídio “buscai as coisas do alto”, escrito pelo Cardeal Orani João Tempest, é um texto ideal para se buscar uma espiritualidade mais profunda. Mas destaques estão disponíveis no site oficial: https://www.cnbb.org.br/buscai-as-coisas-do-alto-2/
A vida nova em Cristo é de total importância para uma vida culta e espiritual, mas “como podemos ter uma vida nova em Cristo?” É o que nos é proposto pelo site da Canção Nova para meditarmos sobre deixar o homem velho e passar para uma vida nova em Cristo. Para aprofundar, acesse o site da Canção Nova, disponível em: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/pascoa/como-podemos-ter-uma-vida-nova-em-cristo/
Referências:
CNBB. Bíblia sagrada. 18° reedição. São Paulo: Editora Canção Nova, 2018.
Dias Lopes, HERNANDES. Colossenses- a suprema grandeza de Cristo, o cabeça da igreja. São Paulo. Ed. Hagnos. 2008
LUZA, Nilo. 64. Carta aos Colossenses. Paulus, 2024. Disponível em: https://www.paulus.com.br/portal/64-carta-aos-colossenses/ Acessodo em: 04/11/2024.
AUGUSTUS, Nicodemus. A supremacia de Cristo: a mensagem de Colossenses para a Igreja hoje. Vida nova. 2013.
MINICURRICULOS
Clemer Pereira da Silva
Bacharel em Filosofia (FSDB); Cursando Teologia (PUCPR) – Campus Londrina; Missionário Redentorista.
Jamilson Domingos de Castro
Bacharel em Filosofia (FSDB); Missionário Redentorista (CSsR); Cursando Teologia (PUCPR) – Campus Londrina.
João Paulo Feio Pantoja
Graduado em Filosofia pela PUC-RS; Estudante de teologia na PUC- Campus Londrina
Comentários